WHAT’S MY NAME ?!


Sempreachei curiosa a escolha do meu nome, é nome tem que casar com o que somos,nomes escolhidos as presas ou sem muito trato acabam nos acarretando mal humore desgosto da vida, como se a coitada tivesse culpa do erro dos pais...
Emfim, não estou aqui para falar do nome de fulano ou cicrano, acho engraçado,tantas pessoas me visitam e nunca me questionaram o nome, pois bem, é umahistória linda e confesso, ficaria brava com meu pai se ele não tivesse me dadoesse nome!
Meupai pelo que deu para perceber gosta de musica, bossa nova para ser maisexplicita, ama literatura, por fim, como mamãe vive berrando aos ventos, é umboêmio nos tempos modernos! Se ele vivesse nos tempos de Tom, Vinicius, CaioFernando de Abreu , certeza que leria algo dele, ou cantaria alguma canção deamor mal resolvido...
Bommeu pai tendo todo esse apreço por livros e musicas, no dia que soube que seriauma menina, decidiu dar um nome de uma mulher polêmica, que causa reboliço, queé sempre caso de tribunal, que deixou todos intrigados, que tem em seus olhos odestino de uma aventureira sentimental....
Levaem seus longos cabelos castanhos ondulações mais grandes que o mar, foidescrita com tanta precisão, com tanto afeto, desejo, que não é esquecida porquem já lhe folheou, foi a primeira a viver um triangulo amoroso em um romancebrasileiro!
Seu“pai” que também pode ser meu, lhe enfiou em uma enrascada das boas, lhe deuatributos que por ironia do destino casam com os meus, chega dessa brincadeirade adivinhação, pois bem... Ultima vai ...
FernandoSabino descreveu ela tão bem, uns tempos atrás virou até minissérie, tá bom,agora é baba, meu nome meus caros é Capitu! Sim, Capitu, aquela que fezBentinho larga a vida de padre, que todos inequivocamente (mesmo meu ‘pai’dando pistas quem sim) acusaram de trair seu marido, por fim, meu nome éCAPITU!
Minhamãe nunca gostou desse livro, achava a personagem sedutora demais, disse quenão traria sorte eu ter esse nome, mas meu pai tinhoso como é, bateu o pé e mebatizou assim, e por brincadeira do destino vim com os mesmos olhos faceiros,os mesmo cabelos, e toda aquela sedução descrita por Machado de Assis!
Penso,será que ele gostaria de saber que nesse mundão, existe uma cópia de Capitu?! Oque será que ele escreveria sobre mim?! Pois bem, sempre que estou em crise como que sou, ligo pro meu pai e faço ele repetir do porque me deu tal sina...
- pois bem, eu me apaixonei por Capitu comoo amigo de Bentinho, confesso, amei tanto ela, que não sabia mais deixa - lá naprateleira de livros, e quando olhei para os teus olhos faceiros, me depareicom Capitu!
E porfim, gosto tanto de um relato de Bentinho, que não com a mesma intensidade daspalavras, já me foram ditas ....
“ OBeijo de Capitu fechava-me os lábios.Uma exclamação, um simples artigo,por maisque investissem com força, não logravam romper por dentro. E todas as palavrasrecolheram-se ao coração,murmurando : “ Eis aqui um que não fará grandecarreira no mundo, por menos que as emoções o dominem” Trecho de Dom Casmurro,M. Assis.
Ahtambém tem canções, mas o que gosto mesmo em toda essa descrição de meu nome éa facilidade que o aventureiro tem em soprá-lo em meus ouvidos, do tesão que éescutar ele escrever cada letra em meu corpo, cada letra da minha sina!
Nãosei se terminarei como Capitu, também não sei se serei lida, ou desejada porqualquer leitor, muito menos ser amarei como ela amou, se amarei só um com acerteza de não amar outros, em fim...
“onde queres descanso, sou só desejo” Para não perde o costume de ter alguém queme descreva, além é claro do meu pai de ficção, Machado! Acontece que Caetanome entende tão bem ~*
Prazer finalmente em conhecer vocês! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ vazia é vão ]

[ verão ]

| v o n t a d e s |